Mealhada, Mortágua e Santa Comba Dão
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre a Pampilhosa e Santa Comba Dão, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
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via férrea;
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terraplenagem;
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drenagem;
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obras de arte especiais – pontes e viadutos;
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obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores;
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restabelecimentos e caminhos paralelos;
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estruturas de contenção;
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estações e apeadeiros;
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instalações fixas de tração elétrica;
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infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações;
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RCT+TP;
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serviços afetados;
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medidas de minimização.
Esta intervenção permitirá a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como a alteração do layout da estação de Mortágua, para assegurar o cruzamento de comboios de 750 m de comprimento e a otimização das condições de exploração.
Na remodelação da Estação de Mortágua e de apeadeiros, está incluído o alteamento, o alargamento e o prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades. Prevê-se a supressão das passagens de nível do Luso e de Mortágua com a construção dos respetivos desnivelamentos. Está também incluída a reabilitação/reforço de túneis (10) e pontes (8).
A modernização deste troço, integra ainda a construção de uma nova linha, que constitui uma ligação direta eletrificada, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da estação da Pampilhosa, com 3,2 km. Esta nova ligação denominada por Concordância da Mealhada, inclui:
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Construção de viaduto ferroviário com cerca de 1,2 km
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Construção de uma Estação Técnica, com linha de resguardo com 820 m, entre estacas limite para funcionar como “buffer” de entrada e saída da Linha do Norte;
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Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações, assim como, de instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP.
Benefícios
A conclusão da modernização da Linha da Beira Alta irá permitir os seguintes benefícios:
- Reforço da segurança;
- Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
- Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento;
- Redução do tempo de viagem;
- Redução de emissões GEE;
- Melhoria da mobilidade;
- Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
- Reforço das ligações com a Europa;
- Redução de custos OPEX;
- Promoção do aumento da quota ferroviária;
- Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.
Financiamento Comunitário